3º Leilão Rancho Vale Rico será sediado em novo Parque de Vaquejada
Pregão acontece durante a 1ª Vaquejada do Milhão, em Pilar (AL)
3º Leilão Rancho Vale Rico será sediado em novo Parque de Vaquejada

Cícero Andrade, titular do Rancho Vale Rico, foi vaqueiro a vida toda e quando se aposentou das pistas e deixou de derrubar boi, em 2007, passou a se dedicar a outra paixão: criar cavalos Quarto de Milha. O primeiro passo foi adquirir um garanhão de peso e foi aí que o criatório passou a ser a casa de Diego Steell, filho de Don Diego Bars x Lina Steel SLN (Eternaly Fred). O animal é ícone da vaquejada e possui genética recordista em competições da modalidade. E é com esse peso que o 3º Leilão Vale Rico vai colocar à disposição dos criadores, no dia 8 de dezembro, às 13 horas, animais selecionados e comprovados no esporte. Entre os 43 lotes ofertados, 12 são filhos de Diego Steel. A novidade desta edição é que além dos potros e coberturas do garanhão, o pregão também vai disponibilizar, pela primeira vez, ventres de cinco grandes doadoras: Primadona Eternaly MV, Supreme Dash, Eternala Roxa, Bahamas Apolo e Rica Touro. “Preparamos uma tropa para ser o maior leilão do ano, assim como já foi recordista em outras edições. Apostamos que será um grande remate por conta dos animais que serão oferecidos. Trabalhamos o ano todo para ter produtos com um nível que seja de acordo com todo o evento que, com certeza, será grandioso”, comentou o criador.

Ventre de Primadona Eternaly MV será ofertado no leilão

E as novidades do Rancho Vale Rico não param por aí. O ano de 2018 promete marcar uma nova fase do criatório. A terceira edição do pregão terá novo endereço para receber os amigos: o Parque Rancho Vale Rico, que será inaugurado durante a 1ª Vaquejada do Milhão, em Pilar (AL), a 40 quilômetros de Maceió, capital do estado. O local começou a ser construído em fevereiro deste ano e tem mais de 390 mil m²

O Parque conta com uma infraestrutura diferenciada a começar pelas pistas, isso mesmo, no plural. Serão duas pistas de prova com animais correndo de forma simultânea para ganhar agilidade entre as nove categorias. Além disso, o público poderá desfrutar de uma área de lazer com a maior roda gigante móvel da América Latina, com 36 metros de altura. O espaço terá ainda passeio de balão e salto de paraquedismo. Durante o dia os participantes também poderão participar de palestras e atrações culturais nordestinas.

Entre uma derrubada e outra, nos dias 7 e 8 de dezembro, as noites serão de grandes shows. Mano Walter, embaixador da vaquejada, já é presença confirmada. Junto com ele se apresentarão também: Luan Santana, Xand Avião, Zé Cantor, Caio Baía e Léo Santana.

Outro atrativo que deve reunir os vaqueiros de todo o Brasil é a premiação, também inédita na história da vaquejada, que será de R$ 1 milhão. Segundo o criador o maior objetivo é incentivar os competidores e dar visibilidade ao esporte. “Nosso pensamento foi mostrar através dessas ações, incomuns nessa modalidade, a importância da vaquejada, principalmente no quesito de inclusão social, já que o esporte emprega mais que o setor automobilístico. Aqui no nordeste a vaquejada é paixão cultural, está dentro do nosso cotidiano, mas queremos mostrar para todo o Brasil o quanto é grande e forte nosso esporte. Se não fosse a vaquejada muitas famílias não teriam de onde tirar o sustento, então, além de tradição, é um meio relevante na economia nacional”, completou Cícero.

Segundo a organização do evento, até agora, cerca de 600 pessoas foram contratadas para a montagem e organização do parque e do recinto onde acontecerá o leilão. Durante as provas esse número de trabalhadores deve dobrar, pois terão as equipes de limpeza e de pista.

Projeção do Parque Rancho Vale Rico

Cícero Andrade se tornou um dos criadores mais importantes da raça Quarto de Milha. Diego Steel abriu a primeira porta e os próximos passos foram dados de acordo com a intuição, com estudo genético e cruzamentos certeiros. De acordo com ele, o segredo do sucesso é saber fazer a escolha certa a cada temporada para garantir em seu plantel produtos com potencial para ser campeões de pista. “Nosso primeiro acerto foi escolher um garanhão que se adaptasse ao clima e ao ambiente do nordeste. Ele precisava também ser resistente para percorrer a vaquejada por vários estados a cada final de semana, porque sabíamos que se o reprodutor tivesse essas características ele passaria aos seus filhos, e assim foi feito, a receita deu certo”, acrescentou.

Durante nossa entrevista exclusiva para o Lance Rural o criador fez questão de reforçar o convite: “Gostaria de convidar os amantes do cavalo e da vaquejada de todo o Brasil para estarem com a gente, aqui no meu querido estado de Alagoas, que traz essa cultura e riqueza que encantam. Com certeza será um marco histórico na raça Quarto de Milha. Espero vocês”, finalizou Cícero.

A Vaquejada do Milhão acontece de 5 a 9 de dezembro, durante todo o dia. Diferentemente de outras provas, as senhas (inscrições) serão feitas de maneira antecipada, até o dia 30 de novembro, através do site ofcial do evento. Os competidores não poderão se inscrever durante a disputa.

Os shows estão programados para os dias 7 e 8, programação completa também no site. Já o 3º Leilão Rancho Vale Rico será no dia 8, às 13 horas. O remate terá transmissão ao vivo pelo Lance Rural

Ufa! O que não falta é novidade. Leilão de casa nova, inauguração do Parque Rancho Vale Rico, vaquejada com premiação milionária, provas com duas pistas simultâneas, enfim, é atração que não acaba mais e se eu fosse você não perderia por nada! Até lá! 

Por Flávia Macedo | Canal Rural