ABCZ lança modalidade de ‘demonstração’ do programa PMGZ
Ferramenta poderá ser testada pelos criadores antes da aquisição
ABCZ lança modalidade de ‘demonstração’ do programa PMGZ

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) anunciou uma novidade para estimular o melhoramento dos rebanhos que ainda não participam do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ). Trata-se de uma possibilidade de ‘demonstração’ da ferramenta, que durante a ExpoGenética 2018 comemorou 50 anos de avaliações genéticas no país, e, a partir de agora, poderá ser experimentado antes da aquisição.

“Estamos oferecendo este novo serviço aos criadores que ainda não participam desse programa, que hoje é a mais importante ferramenta de seleção genética do país. Os criadores poderão testá-lo com todas as informações do próprio rebanho. Com certeza, este é o caminho mais rápido para conhecerem na prática todas as vantagens que o programa oferece.” explica Valdecir Marin Junior, diretor Técnico da ABCZ.

O diretor de TI da entidade, Gabriel Garcia Cid, complementa explicando que os criadores que quiserem experimentar o PMGZ poderão utilizá-lo durante um mês. “Nesse período, todas as funcionalidades e serviços do programa serão oferecidos sem nenhum custo ao criador. É uma oportunidade muito interessante, pois não há melhor maneira de descobrir se uma ferramenta é boa ou não, que não seja utilizando-a. É a ABCZ trabalhando de A a Z para todos!”, destaca.

Cid revela ainda que a ideia de oferecer a demonstração do programa surgiu em encontro realizado com todos os Técnicos da ABCZ, durante a ExpoGenética, e foi aprovada por unanimidade pela diretoria da entidade.

“Em nossa rotina de visitas já falamos muito sobre o PMGZ com todos os associados. Abrimos o sistema e mostramos dados reais que comprovam as vantagens do programa. Mas a gente nota que alguns criadores precisam de um tempo maior para analisar essas ferramentas, e muitas vezes preferem, em um primeiro momento, fazer sozinhos, para só depois decidirem por usar o programa com o auxilio rotineiro dos técnicos”, explica Fábio Ferreira, técnico de campo da ABCZ.

As vantagens da iniciativa também são comemoradas por outros membros da equipe técnica da entidade. “É fundamental que o criador tenha um programa de melhoramento genético, entenda as ferramentas e defina, junto ao técnico que o orienta, quais decisões serão tomadas. O PMGZ é a ferramenta que nos fornece os relatórios e informações necessárias e este novo modo de demonstração é uma opção para o criador conhecer as ferramentas do programa e analisar a situação de seu rebanho a custo zero”, comenta Vanessa Barbosa, responsável técnica da ABCZ Goiânia.

O gerente da ABCZ Campo Grande, Adriano Garcia, destaca ainda as possibilidades oferecidas pela demonstração do programa. “A ABCZ, ao disponibilizar esta importante ferramenta, possibilita aos criadores uma experiência muito interessante. Por meio dela, mostrando as diversas possibilidades do PMGZ, como o Relatório de Peso Calculado, o Monitoramento Genético e os Gráficos de Tendências Genéticas, os criadores que ainda não conhecem o programa podem melhorar geneticamente seus rebanhos. A pecuária atual exige que sejamos produtivos, sustentáveis e, principalmente, profissionais”, ressalta. 

Já o gerente da ABCZ Vitória, Roberto Winkler, ressalta que mesmo no período de experiência do programa, o criador poderá contar com a ajuda dos técnicos de campo da entidade. “O técnico poderá mostrar no computador dele ou o programa poderá ser baixado pelo criador, ficando ativo por um determinado período. Assim, esse criador poderá visualizar e experimentar todas as ferramentas do PMGZ Completo, tomando ciência deste importante instrumento de seleção que a ABCZ disponibiliza aos seus associados”, detalha.

Por fim, o gerente da ABCZ Bauru, Eric Costa, destaca a possibilidade de o criador conhecer ainda mais o próprio rebanho. “Com acesso a todas ferramentas de seleção o criador entenderá a importância do PMGZ para consistência e sustentabilidade do melhoramento genético de seu rebanho”, destaca.

Para experimentar o PMGZ, basta que o criador solicite a ferramenta ao técnico de campo que tradicionalmente visita a propriedade, ou diretamente no site de comunicações eletrônicas da ABCZ.

Fonte: ABCZ