Brasil exporta material genético de touro braford campeão
A venda de sêmen do Punto Final foi concretizada para Asunción, no Paraguai
Brasil exporta material genético de touro braford campeão

A venda de sêmen do Punto Final foi concretizada para Asunción, no Paraguai

Brasil exporta material genético de touro braford campeão-1

Depois que o mundo tomou conhecimento em março, no Texas, do título mundial conquistado pelo TE 1044 Punto Final, da raça Braford, o destino da Cabanha Santa Helena, localizada no município de Bagé (RS), e de propriedade dos sócios e criadores Vorgia e Pedro Obino, mudou consideravelmente. O título abriu oportunidades comerciais no mercado internacional, dando também visibilidade ímpar para a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).

“Concretizamos ontem a venda de sêmen do Punto Final para Asunción, no Paraguai”, informou Obino na última sexta-feira (3). Conforme ele, fazia tempo que a negociação com a GH Consult, localizada no país vizinho, havia iniciado. “Fechamos um botijão com 2.400 doses e agora, devido ao protocolo sanitário do Mercosul, estamos aguardando apenas a liberação dos exames sanitários que estão sendo realizados em São Paulo para enviar o material genético”.

A procura pelo sêmen do touro campeão mundial também já despertou o interesse de outros países. “A visibilidade do nosso trabalho passou a ser mundial. Estamos encaminhando negócios de exportação de sêmen também com o Uruguai e a Argentina, além de já estar recebendo consultas oriundas da Colômbia e Costa Risca”, comemorou Obino.

O título

Punto Final chegou ao título mundial após conquistar outros grandes campeonatos. O primeiro deles foi a Expointer, onde sagrou-se Grande Campeão Nacional no ano passado, seguido depois do Sul-americano. Filho de Cuyano Huinca Shaka D1450 Kachapé com mãe Pitangueira 38 – H40, Punto Final está com três anos completos e pesa 1058 quilos.

Na disputa final pelo prêmio mundial teve como adversários um animal dos Estados Unidos e outro da Austrália. Em 2015 e 2016 os títulos foram para a Argentina com os touros Mansión A6167-TE e Chaña Payé, respectivamente.

O título é de suma importância para os criatórios de Hereford e de Braford no Brasil. O animal estará exposto, inclusive, no galpão de bovinos de corte da Expointer e irá integrar a programação oficial da ABHB nesta 41ª edição. Trata-se da primeira vez que um animal bovino campeão mundial vai estar presente no Parque Assis Brasil.

Além da participação na Mostra, a Cabanha também celebra o fato de se fazer presente em um remate pela primeira vez. “Trata-se de um leilão que será realizado em parceria com outros criatórios de Hereford e Braford da Campanha. A ideia é comercializar cerca de 50 touros e 20 fêmeas”.

Fonte: Ascom ABHB