Carne Pampa fecha 2018 com crescimento de 22% em animais certificados
Programa da Associação Brasileira de Hereford e Braford tem duas décadas e encerrou o ano com motivos de sobra pra comemorar
Carne Pampa fecha 2018 com crescimento de 22% em animais certificados

O ano terminou com motivos de sobra para comemorar as duas décadas do Programa Carne Pampa, da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), com 51,1 mil animais certificados em 2018 – 22% a mais do que em 2017, quando foram certificadas 41,9 mil carcaças. Os números comprovam os avanços do mais antigo programa de carne de qualidade do Brasil, principalmente na última década. Comparado a 2006, que registrou 2,5 mil certificações, o volume anual já é 20 vezes maior.

Atualmente, seis plantas frigoríficas distribuem a Carne Certificada Hereford (CCH) ao mercado: duas no Rio Grande do Sul, duas em Santa Catarina, uma no Paraná e outra em São Paulo, que passou a integrar a lista em setembro de 2018. A quantidade de carne embalada com o selo CCH durante o ano passou de mil toneladas.

A gerente do Programa Carne Pampa, Fabiana Freitas, destaca a recuperação do setor, após um decréscimo de 2016 para 2017. “De um déficit de 12%, com a saída de três unidades frigoríficas, o que representou uma queda considerável nos nossos números de produção, nós conseguimos reverter esse cenário em 2018”, pondera. A perspectiva para 2019 e 2020 é de aumentar o número de abates e conquistar a abertura de novos mercados nas regiões Centro-Oeste e Norte do país. Hoje, três mil produtores fornecem animais para o programa.

Em clima de aniversário

Pioneiro na certificação de carne no Brasil, o Programa Carne Pampa completou 20 anos com importantes conquistas. Fundado em 1998, realizou o primeiro abate em 1999, em um frigorífico de Bagé (RS). As atividades foram interrompidas no final de 2001, em decorrência de um surto de febre aftosa no país, e retomadas em 2005, somando 417,8 mil animais certificados até o fim de 2018.

Já são mais de dois mil pontos de venda, distribuídos em todo o país, de boutiques de carnes a grandes redes de supermercados. Hoje, a Carne Certificada Hereford é servida com exclusividade em nove locais, sete deles localizados em São Paulo. No Rio Grande do Sul, são dois: a Los Cinco Parrillaria, recém aberta em Porto Alegre, e o Parador Hampel em São Francisco de Paula, que além do cardápio com 100% carne Hereford, realiza todos os domingos o projeto A Ferro e Fogo, um tradicional assado gaúcho no fogo de chão.

Durante o ano comemorativo, a Carne Certificada Hereford também foi destaque em importantes eventos gastronômicos, como a Churrascada 2018, com o primeiro Dry Aged certificado do Brasil, em parceria com o especialista em carnes Rogério Betti, o Mesa São Paulo, que reuniu os maiores chefs da América Latina, como o argentino Francis Mallmann, e o lançamento do blend de hambúrguer Best Beef Hereford, assinado pelo chef Marcos Livi.

Como funciona a certificação

O selo Carne Certificada Hereford é parte do Programa Carne Pampa, criado pela ABHB com base na seleção zootécnica de bovinos das raças Hereford e Braford. Ao longo de duas décadas de existência, o programa aprimorou constantemente seus processos de certificação de produtos cárneos, tornando-se referência no setor.

A ABHB concede o selo CCH a todo produto que foi auditado e classificado pela entidade, sendo necessário o acompanhamento de um técnico certificador do programa, desde a obtenção da matéria prima (animal vivo) até a expedição do produto final (carne embalada).

Todo o produto que for obtido e processado conforme o Protocolo Carne Certificada Hereford, aprovado junto à CNA, está apto a ser identificado com o selo de qualidade na embalagem, acompanhado da marca comercial do frigorífico parceiro.

Texto: Estela Facchin/ABHB