CBM Zel Café 2018 espera receber mais de 40 mil pessoas
Evento reunirá os campeonatos de Marcha Batida e Picada no Parque da Granja do Torto, em Brasília (DF), e deve contar com a participação de aproximadamente mil animais
CBM Zel Café 2018 espera receber mais de 40 mil pessoas

Marchadores de todo o país se preparam para participar de uma das principais competições anuais promovidas pela  Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM). Trata-se do Campeonato Brasileiro de
Marcha (CBM) 2018, que acontece entre os dias 11 e 17 de novembro no Parque de Exposições Agropecuárias da Granja do Torto, situado em Brasília (DF).

Este ano, o campeonato chega com uma grande novidade que é a união dos julgamentos de Marcha Batida e Picada acontecendo simultaneamente, na mesma pista. De acordo com Daniel Borja, presidente da ABCCMM, a ideia de juntar as
duas modalidades foi muito bem aceita por toda a comunidade da raça e permitiu à associação organizar um evento ainda maior e mais bem estruturado que nas edições anteriores.

O CBM Zel Café 2018 - nome definido para esta edição com a intenção de valorizar o apoio recebido pelo agricultor e pecuarista José Lauro Afonso Megale, que investe em café, gado, cavalos Mangalarga Marchador, entre outras atividades - espera registrar um crescimento significativo. De acordo com o portal da ABCCMM, "na edição de 2017, o CBM foi sucesso absoluto nas duas
categorias de marcha.  O 10º CBM - Marcha Picada, em Porto de Galinhas (PE), teve 207 animais e 120 expositores. Já o 31º CBM de Marcha Batida, em Caxambu (MG), recebeu a presença de 526 animais e 200 expositores. Para o CBM Zel Café
2018, a expectativa é que sejam julgados cerca de mil animais."

Quanto ao público, são esperadas mais de 40 mil pessoas no Parque da Granja do Torto, que possui 73,99 hectares e passou por uma reforma recentemente para abrigar o evento. Localizado a apenas 10 quilômetros da região central de Brasília, o complexo recebeu pinturas novas e reestruturação das estruturas de alvenaria, além do aprimoramento da parte elétrica e hidráulica. O investimento realizado pela Secretaria de Agricultura do Distrito Federal também envolveu reforma dos alojamentos, construção de um novo sistema de esgoto, cisternas e reparos gerais nas baias para acomodar os animais com mais conforto. 

Parque de Exposições Agropecuárias da Granja do Torto (Foto: Reprodução ABCCMM/Divulgação)

A entrada dos visitantes será gratuita e o público contará com diversas opções gastronômicas na Villa Gourmet, além de entretenimento para a família, como espaço kids e mini fazenda, e ótima infra-estrutura de modo geral.

Além dos julgamentos do 32º CBM de Marcha Batida e 11º de Marcha Picada, o evento também tem em sua programação um espaço reservado para o Marchador Fest. A nona edição da festa que premia os melhores animais (macho, fêmea, reprodutor, reprodutriz e castrados), criadores e expositores revelados pelo Ranking da Raça , bem como os três núcleos que mais se destacaram durante o ano hípico, além dos destaques esportivos, acontecerá no dia 17 de novembro, no espaço Hípica Hall.

TRANSMISSÃO AO VIVO

Todos os julgamentos e provas dos sete dias do CBM Zel Café 2018 serão transmitidos ao vivo aqui pelo Lance Rural em parceria com o site da ABCCMM. Com comentários da equipe do programa Resenha do Marchador, comandado por Paulo Mello, Sandro Fusca, Pedro Gabriel e Carlos Augusto Sachi, a transmissão do evento terá a presença de convidados especiais no estúdio e uma análise completa dos animais participantes.

Em 2017, o portal da ABCCMM registrou mais de 300 mil acessos com a exibição do 31º CBM de Marcha Batida e 80 mil pessoas foram alcançadas apenas pelas redes sociais do Lance Rural. Neste ano, a expectativa é que este resultado seja ainda melhor com o campeonato unificado. 

Fique de olho e acompanhe entre os dias 11 e 17 de novembro um evento que, nas palavras de Daniel Borja, será de "muita qualidade e apresentará os melhores animais de marcha do Brasil". Esperamos por você!

Por Yahell Bonfim | Canal Rural

Estamos ao vivo agora com o
1º LEILÃO QUALIDADE POR NATUREZA NELORE CAMBIRA

Assistir Leilão ×