Criadores buscam cavalos nacionais ao invés de importados
Texto: LN Comunicação
Criadores buscam cavalos nacionais ao invés de importados

Mercado de cavalos nacional cresce no Brasil e movimenta 16 bilhões de reais por ano

O Brasil está enfrentando uma crise econômica que afetou diferentes setores, porém, o mercado de cavalos continua crescendo e se tornou um dos mais lucrativos dentro do agronegócio. Segundo a ABCCMM (Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador), o setor fatura aproximadamente 16 bilhões de reais por ano, emprega 3 milhões de pessoas e cresceu 12% em apenas 10 anos. A perspectiva é de que o mercado nacional permaneça aquecido.

De acordo com a FAO (Federação Internacional da Agricultura), o Brasil possui a quarta maior tropa de cavalos do mundo. Atualmente, a tropa brasileira possui 5.496.817 cavalos e esse número é reflexo do alto investimento em melhoramento genético, nutrição, medicamentos, profissionais e treinadores.

Em 2017, o setor de equinos também recebeu um grande investimento em eventos, entre eles, competições, circuitos de hipismo e leilões. Com uma média de 10 eventos por semana, segundo a ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha), os eventos têm sido um grande sucesso e cada vez conseguem atrair mais público. Em média, o Brasil recebe 4 mil eventos de cavalos por ano.

A qualidade da tropa nacional tem se destacado tanto que o país está valorizando cada vez mais os cavalos nacionais ao invés de buscar cavalos importados. Segundo o zootecnista Sigismundo Fassbender, esses animais se destacaram graças à boa genética aliada a nutrição.

“Um dos principais fatores para o desenvolvimento de melhoramento genético é a nutrição adequada. Todos os nutrientes ingeridos pelo animal colaboram para o funcionamento adequado do organismo dos equinos, sem uma dieta balanceada os genes do animal são comprometidos e eles, consequentemente, podem desenvolver doenças e prejudicar seu desempenho. ”

Mas qual é a nutrição adequada para os cavalos?

Segundo Fassbender, a nutrição adequada varia de animal para animal. A melhor dieta deve ser indicada por um profissional de nutrição, que vai levar em consideração uma série de questões, entre elas: a intensidade das atividades praticadas pelo animal, a fase de crescimento em que ele se encontra e o ambiente.

De modo geral, os cavalos precisam de uma alimentação rica em energia, proteína, contendo a quantidade suficiente de vitaminais, minerais, aminoácidos, fibras de boa qualidade, óleos e água limpa à vontade. Esses nutrientes, em quantidades ideais, são capazes de manter o animal saudável e explorar o melhor desempenho do mesmo.

Texto: LN Comunicação