Leilão de Touros Santa Cruz oferta 200 reprodutores comprovados a campo
Todos os lotes do pregão foram testados nas novilhas do rebanho durante a estação de monta do ano anterior
Leilão de Touros Santa Cruz oferta 200 reprodutores comprovados a campo

O Leilão de Touros Nelore Santa Cruz é sempre muito aguardado pelos pecuaristas de todo o Brasil por reunir uma tourama que une beleza e genética funcional. A edição de 2018 está agendada para o dia 17 de novembro, às 13 horas, com transmissão pelo Canal Rural. No total serão 200 animais bem avaliados, com atributos produtivos, como fertilidade, habilidade materna e ganho de peso, mas sem deixar de lado o padrão racial. Ainda destacando a qualidade dos lotes ofertados, todos os touros são criados e recriados a pasto e trazem muita rusticidade. Os animais possuem registro definitivo na Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), avaliação pelo Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) e já foram utilizados e comprovados nas novilhas do rebanho durante a estação de monta do ano anterior.

Gil Pereira, titular do Nelore Santa Cruz, se dedica à criação há mais de 36 anos na pecuária de corte e como consequência do ramo passou a trabalhar também com gado PO para produzir os próprios touros. Antes o criador pesquisava animais de ponta para o cruzamento de seu rebanho, hoje é ele quem oferece ao mercado a melhor genética. 

A propriedade atua na pecuária extensiva, fazendo o ciclo completo: cria, recria e engorda. Para o remate de 2018 os criadores podem esperar a melhor safra de touros que o Nelore Santa Cruz já disponibilizou para o mercado. Segundo Paulo Kamilo, supervisor de pecuária do criatório, a filosofia para que a marca continue sólida e com credibilidade no mercado é perseguir incansavelmente o melhoramento genético. “Nós procuramos a cada dia buscar diferenciais que tragam resultados para os nossos clientes, como por exemplo, usar durante a estação de monta os touros entre 22 e 24 meses de idade nas nossas novilhas, de forma que esses animais já terão sido comprovados a campo, além de estarem mais rústicos e testados para os criadores. Esse é só um exemplo, a equipe está sempre ligada em tudo para consolidar ainda mais a marca no mercado”, comentou Paulo Kamilo.

Ainda de acordo com Paulo Kamilo, o critério para a seleção de lotes foi escolher animais que tenham, acima de tudo, funcionalidade, genética produtiva e resultado econômico. “São touros avaliados em todos os aspectos e que vão dar resultado financeiro para os criadores. Os animais têm muito volume de carcaça, fertilidade e transmitem bastante genética de habilidade materna. O touro bom é aquele que serve para o nosso rebanho, nós, de fato, não vendemos animais que não serviriam para nossa criação”, completou.

Como já é tradicional nos leilões do Nelore Santa Cruz, antes de iniciar oficialmente o evento com a venda de reprodutores, serão ofertados alguns lotes de gado de corte. O objetivo é demonstrar aos criadores o resultado de usar bons touros, mesmo com rebanho de matrizes Nelore sem registro, que são apenas produtoras de animais para abate. “Desde a primeira edição do leilão, anualmente, esses lotes têm batido recordes de preço no estado de Goiás para bezerros de Nelore desmamado”, finalizou Kamilo.

Aproveite a oportunidade de adquirir animais com genética comprovada e testada a campo. O Leilão de Touros Santa Cruz acontece no dia 17 de novembro, às 13 horas, diretamente de Iaciara (GO), com transmissão ao vivo pelo Canal Rural. Acompanhe os lances e bons negócios! 

Acesse o catálogo completo através do site da Programa Leilões.

Por Flávia Macedo | Canal Rural