Linhagem premiada da Carapuça à venda em grande remate
Leilão Genética Estância Carapuça oferta descendentes de campeões da raça crioula
Linhagem premiada da Carapuça à venda em grande remate

Nos dias 15 e 16 de dezembro, a Estância Carapuça, criatório com mais de 30 anos de seleção, irá comercializar 150 lotes de cavalos crioulos. No catálogo estão éguas de cria, garanhões, potrancos e potrancas, além de animais domados prontos para campanha funcional. Roberto Crespo, gerente da cabanha, diz que é uma pequena redução de plantel e uma oportunidade de negócio para qualquer criador. “Estamos abrindo mão de alguns exemplares de qualidade e disponibilizando a genética da Carapuça para quem quer melhorar o plantel”, diz Crespo. Além dos equinos, serão ofertados cerca de 50 ovinos das raças Corriedale e Dorper.

O leilão será transmitido ao vivo pelo Canal Rural direto da sede da cabanha, em Cristal (RS). No sábado (15), as vendas começam às 13 horas, horário de Brasília. Já no domingo (16), o remate tem início às 9h. Este é o terceiro leilão do ano promovido pelo criatório. O responsável pela cabanha diz que os remates anteriores atingiram as expectativas mesmo diante de um cenário econômico conturbado e foram marcados pela liquidez. “Todos os animais que estiveram em pista foram comercializados”, completa Roberto Crespo.

RZ Filho do Vento da Carapuça é um dos animais que serão comercializados

História de sucesso nas pistas

O criatório foi dono de BT Lamborguine, um dos mais importantes reprodutores da raça crioula, Grande Campeão da Expointer de 2001 e Registro de Mérito da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). O garanhão que morreu em 2012 produziu inúmeros campeões, entre eles estão RZ Renda Linda da Carapuça, Grande Campeã de Esteio em 2008, e RZ Rama Negra da Carapuça, Reservada Grande Campeã do mesmo ano. Outro título importante foi o Freio de Ouro de 2004, com Santa Etelvina Helenita, que hoje faz parte do seleto time de doadoras da cabanha.

BT Lamborguine é Registro de Mérito da ABCCC

Por Júlio Prestes | Canal Rural