Morre aos 72 anos o pecuarista e ex-diretor da ABCZ Mário de Almeida Franco Júnior
Natural de Uberaba, o criador fez história na pecuária zebuína ao continuar o trabalho de seleção iniciado pelo pai com as raças Guzerá e Nelore
Morre aos 72 anos o pecuarista e ex-diretor da ABCZ Mário de Almeida Franco Júnior

Morreu na noite de ontem o pecuarista e ex-diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Zebú (ABCZ) Mário de Almeida Franco Júnior. Natural de Uberaba, o criador fez história na pecuária zebuína ao continuar o trabalho de seleção iniciado pelo pai com as raças Guzerá e Nelore. 

“Quero aqui expressar o meu profundo sentimento e o meu pesar pelo passamento de tão grande personalidade do nosso meio. Triste pela perda. Perde a pecuária brasileira. Perdemos todos nós a convivência com a figura ímpar que foi Mário Franco Júnior”, lamentou o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges.

Mário Franco Júnior comandava as fazendas São Geraldo, São Luiz e Paraíso Mineiro. À frente da marca MF desde 1974, ano de falecimento do seu pai, o selecionador conquistou grandes prêmios em exposições nacionais, principalmente na ExpoZebu, no Parque Fernando Costa.

Caçula dos cinco filhos de Mário de Almeida Franco e Olésia Adriano Franco, o dinâmico Mário Júnior também assumiu outros negócios da família. Como empresário e como pecuarista, sempre deixou evidente seu espírito inovador e visionário, trazendo ferramentas modernas para aprimorar a tradição da família.

Sua história na ABCZ começou em 1978, tendo contribuído por nove gestões como membro da diretoria. Ocupou pela última vez o cargo de diretor na gestão 2013-2016.

Mário Franco Júnior tinha 72 anos e morreu em decorrência de pneumonia. O corpo está sendo velado desde as 6 horas no Tatersal Rubico Carvalho, no Parque Fernando Costa, e o sepultamento será às 18 horas desta quinta-feira, dia 20 de dezembro, no Cemitério São João Batista.

 

Fonte: ABCZ

Foto: ZZN Peres

  • Data.
    Agro brasileiro promove práticas de preservação ambiental

    Durante a última semana, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que o Brasil produz de modo sustentável e "está na vanguarda do mundo preservando a natureza". A afirmação vai ao encontro de d [...]

  • Data...
    Morre o touro Ornado do Leblon

    O touro Ornado do Leblon, ícone da raça Nelore Mocho, faleceu aos sete anos de idade. O reprodutor era fechado em linhagem OB, sendo filho de Feriado OB em matriz Achego OB, uma excelente o [...]