Pela segunda vez consecutiva, Caldonegro é líder do PMGZ
Fonte: Genética Aditiva
Pela segunda vez consecutiva, Caldonegro é líder do PMGZ

Touro que fez história ao conquistar a dupla liderança nos principais sumários da raça volta a surpreender

REM Caldonegro segue como primeiro lugar absoluto do Sumário do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) no ranking 2018/1, divulgado durante a ExpoZebu. O reprodutor, que pertence à bateria de Corte Zebu da ABS e ao criatório da Genética Aditiva, mantém o título que já havia conquistado na última edição do Sumário do PMGZ/ABCZ, assim como nos Sumários da ANCP e da Geneplus/Embrapa.

“Além de ter muito desempenho na progênie e se destacar bastante em relação a desempenho de peso, o Caldonegro é um touro de bastante fertilidade e em qualidade de sêmen”, ressalta Gustavo Morales, gerente Corte Zebu da ABS Pecplan. “Já temos informações de prenhez na IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fizo) dele bem acima da média em nível nacional”, informa.

Após conquistar a marca histórica com a liderança dupla nos sumários PMGZ e ANCP, O touro REM Caldonegro vem se destacando e ganhando cada vez mais espaço comercial. O reprodutor possui excepcional régua de DEP, sendo positivo para todas as características avaliadas, com destaque para as de desempenho. Foi o primeiro a ultrapassar os 50 pontos no índice da ABCZ e, agora, chega ao iABCZ de 52,71, sendo TOP 0,1% nos dois índices.

Com quase cinco anos de idade, também se destaca nas características reprodutivas, com 0,1% para perímetro escrotal (PMGZ) e precocidade sexual, além de habilidade materna, longevidade, rendimento e acabamento de gordura. A ótima avaliação genética é consequência de suas progênies, pois, apesar de jovem, já possui 91 animais avaliados aos 210 dias (desmama) em dois rebanhos distintos. Atualmente, a Genética Aditiva possui cerca de 150 filhos do Caldonegro e a meta é continuar inseminando.

“Com a liderança do Caldonegro, nove dos 10 primeiros touros colocados no Sumário do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) da ABCZ no ranking 2018/1 têm sangue Genética Aditiva”, comemora Cynthia Todeschini Vieira Tannous, gerente comercial da empresa. “Os sumários norteiam muitos criadores”, enfatiza.

Sobre a Genética Aditiva

Com mais de 30 anos de seleção, a Genética Aditiva é a maior fornecedora de genética bovina do País, com um rebanho de 6.200 cabeças e, aproximadamente, 3.000 matrizes em reprodução. Tem seus animais avaliados por três diferentes programas de melhoramento: Geneplus, ANCP e PMGZ. E um rigor no sistema de seleção que vem garantindo os primeiros lugares nos sumários de touros dos programas de que participa, além de reconhecimentos, como o Prêmio “As Melhores da Dinheiro Rural”, na Categoria Genética Nelore. O rebanho da Genética Aditiva fica concentrado em propriedades de Mato Grosso do Sul. Além da raça Nelore, a empresa atua com excelência na seleção de Gir Leiteiro, Girolando e Cavalo Crioulo.

Fonte: Genética Aditiva