Nacional e Potro do Futuro do Paint Horse são sucesso em Avaré (SP)
As disputas foram realizadas pela nova diretoria executiva da ABCPaint e projetam futuro promissor para a raça
Nacional e Potro do Futuro do Paint Horse são sucesso em Avaré (SP)

O 19º Campeonato Nacional de Trabalho e Conformação da Raça Paint Horse e o 15º Potro do Futuro ABCPaint, realizados no último final de semana, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, na cidade de Avaré, interior de São Paulo, foram marcados por um forte engajamento daquilo que podemos chamar de “forças vivas” da entidade.

Organizado cerca de 45 dias após a posse da nova diretoria da Associação, o evento contou com quase o mesmo número de inscrições do ano passado. O que chama a atenção, no entanto, são dois detalhes importantes: nesta edição não foram realizadas, por questões contratuais, as provas de Laço – Laço em Dupla, Laço Comprido, Laço de Bezerro e Laço Campista –, e também não foi promovido o Campeonato Super Horse. Mesmo assim, o número de inscritos se manteve no mesmo patamar do ano anterior.
Ao todo foram computadas 191 inscrições e as disputas contaram com a presença de centenas de paintistas de todo o Brasil, o que surpreendeu positivamente a organização do evento. Durante os três dias de festa, foram disputadas provas nas modalidades Ranch Sorting, Rédeas, Western Pleasure, Working Penning, Team Penning, Três Tambores, Seis Balizas, Apartação, Working Cow Horse, Conformação, Performance Halter e a inédita ParatletaPaint.

O presidente da Nova ABCPaint, Dr. Carlos Rangel, em seu balanço final do evento, declarou que “mesmo com todas as circunstâncias” (referindo-se ao curto espaço de tempo e mudança no comando da Associação) “o Nacional e Potro do Futuro foram um grande sucesso”.
“Felicidade é a palavra de ordem após este evento. Sucesso total de inscrições, público e principalmente do engajamento das forças vivas da entidade. O slogan que adotamos para esta nova fase da ABCPaint: ‘Juntos Somos Mais Fortes’, revelou-se verdadeiro na prática. Contamos com a dedicação pessoal de tantas pessoas que seria até um sacrilégio esquecer o nome de alguém. Por isso, não vou nominar. Mas fica o agradecimento não só meu, mas de toda a Diretoria Executiva, para cada um que doou o seu tempo, energia e até recursos financeiros para o sucesso do Nacional e Potro do Futuro.”

Dr. Rangel também fez projeções positivas para o próximo ano. “Se com 45 dias conseguimos realizar este evento grandioso, imagina com um ano de antecedência. Nos próximos dias já começaremos a colocar no papel as ideias para a realização do 20º Nacional da Raça, que já carrega um simbolismo pelo número da sua edição”, afirmou o presidente.

O vice-presidente Marcelo Iguma, que ficou responsável pela coordenação do Nacional e Potro do Futuro, também destacou a união de todos no sucesso das provas e, perfeccionista, apontou alguns pontos a serem melhorados para o próximo ano. “Fiquei muito satisfeito pelo apoio incondicional que todos deram para a realização do evento. Cada um, a sua maneira e dentro da sua área de atuação, ajudou de alguma forma. Tivemos a doação do serviço de trator e máquinas para as pistas, doações financeiras e, o mais importante, a doação do tempo das pessoas para que as provas funcionassem de forma organizada. Temos ainda alguns pontos a serem melhorados e prometemos aos nossos associados que vamos fazer de tudo para chegar ao patamar que eles merecem”, destacou Iguma.

Na mesma linha de raciocínio, o também vice-presidente, Ricardo Sassi, projetou um grande evento para 2019. “Se já me surpreendeu a realização do evento em tão pouco tempo, imagina ver este sucesso que estamos vendo aqui (em Avaré) duplicado no próximo ano. Nesta edição, tudo foi perfeito e notamos a alegria e empenho de todos. Para o próximo ano, vamos ter mais tempo e, já em fevereiro, vamos divulgar o Plano para o 20º Nacional e 16º Potro do Futuro da Raça Paint Horse. Acredito, sem sombra de dúvida, que em 2019 vamos ter um evento para marcar a história da Raça”, ressaltou.

Sassi também fez a doação de R$ 3.000,00 através de sua empresa, a Agristamp, para a categoria ParatletaPaint. “Assim que a Simone Segato (do Haras Selection) lançou a ideia, a Diretoria Executiva aprovou no ato! Abraçar esta causa social tão importante foi natural para nós. Ver a alegria dos ParatletasPaint correndo os Três Tambores e ainda premiados em dinheiro, como as demais categorias, não teve preço!”, finalizou.
 
Para Luiz Eduardo Americano, mais conhecido como Dado, também vice-presidente da ABCPaint, a realização do Nacional e Potro do Futuro alcançou todos os objetivos. “Assumimos a entidade há pouquíssimo tempo e estávamos tomando pé de diversas situações. O Nacional e Potro do Futuro tinham que ser realizados de qualquer maneira e, pelo que pude ver aqui, foi um sucesso. Conseguimos, com o Leilão Virtual, organizado pelo Marcelo Iguma, e a venda de faixas, além das inscrições, ter um resultado positivo também financeiramente”, arrematou Dado.

Francisco Garcia, diretor internacional e que levou para a ABCPaint a ideia da realização do Nacional e Potro do Futuro durante a Emapa de Avaré também destacou a união de todos para o sucesso do evento. “Foi muito trabalhoso e uma corrida contra o tempo, mas destaco aqui a união de todos: diretores, associados, funcionários e colaboradores, além da Prefeitura Municipal de Avaré e da diretoria da Feira. Creio que conseguimos atingir nosso objetivo principal, que foi dar condições de que cada cavalo treinado pudesse mostrar a sua qualidade em pista e disputar dois torneios tão importantes para o Registro de Mérito”, finalizou Garcia.
 
Delegação americana
A American Paint Horse Association foi representada por ninguém menos do que o seu presidente, Dr. Craig Wood, que ainda honrou a ABCPaint julgando a Conformação do Nacional e Potro do Futuro e, Mr. David Dellin, Diretor Senior de Juízes da APHA.

Dr. Craig revelou que estava especialmente feliz com os rumos da Paint Horse no Brasil e afirmou que ficou impressionado com a receptividade dos brasileiros, que o fizeram se sentir em casa. Aproveitou também para convidar todos para estarem presentes no Mundial da associação americana em setembro do próximo ano. “A American Paint Horse Association agradece à recepção da ABC Paint e se coloca à disposição para ajudar neste recomeço com o know how que temos, como cursos e juízes para julgamento”, declarou.
 
Recepção
Uma cerimônia de recepção para os paintistas e para a delegação da American Paint Horse Association, realizada na noite de sexta-feira, dia 30 de novembro, no Hotel Villa Verde, em Avaré (SP), marcou o início das atividades do 19º Campeonato Nacional e 15º Potro do Futuro. O jantar festivo foi aberto com uma palestra do Presidente da ABCPaint, Dr. Carlos Rangel, que discorreu sobre os objetivos da Associação e fez um balanço das atividades já realizadas neste curto período de tempo pela nova diretoria.

Na sequência, a delegação americana respondeu a uma série de perguntas sobre a raça. Os questionamentos foram feitos pelos presentes que aproveitaram para obter mais conhecimento da “entidade-mãe”.

Ao final, Dr. Rangel apresentou a nova logomarca da ABCPaint e fez uma homenagem para Simone Segato, do Haras Selection. A criadora recebeu das mãos do Presidente uma cópia em formato de um quadro da marca desenvolvida especialmente para a modalidade, por ter sido a responsável pela ideia do Projeto ParatletaPaint.

Secretário Estadual da Agricultura prestigia o Nacional
A abertura oficial do 19º Campeonato Nacional e 15º Potro do Futuro ABCPaint contou com a presença do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Sergio Ferreira Jardim e autoridades locais. A solenidade aconteceu na manhã do sábado, dia 1º de dezembro, na pista três do Parque de Exposições da Emapa. O local ficou repleto de animais da Raça que foram perfilados para a ocasião.

O presidente da ABCPaint, Dr. Carlos Rangel, fez uso da palavra agradecendo aos presentes pela presença e, em especial, ao Secretário que veio exclusivamente para a abertura do evento. Entre outros assuntos, o presidente chamou a atenção para a necessidade de união das raças equestres em prol dos objetivos comuns.

Na sequência, Dr. Rangel outorgou o título de “Sócio Benemérito” da ABCPaint para o Secretário da Agricultura e lhe presenteou com a nova Edição da Paint Horse Magazine, lançada com exclusividade no evento.

O Secretário agradeceu ao título e o convite para a abertura e teceu elogios ao novo momento vivido pela Raça Paint Horse. “Eu sou técnico e um admirador da raça Paint Horse. O Dr. Rangel e a sua diretoria estão de parabéns pelo empenho nesta nova etapa da Associação”, disse Francisco Jardim.

O Secretário ainda fez menção ao discurso de abertura do presidente. “O Dr. Rangel falou em união da raça. Eu assino embaixo e faço o mesmo apelo. Somente com união, sem vaidades, podemos na agricultura e no mundo do cavalo conseguir vitórias importantes e que vão beneficiar a todos”, ressaltou. Além do elogio, o Secretário revelou ser um apaixonado por cavalos e que a filha é uma competidora. Sendo assim, comentou que ficou feliz de ver que a raça Paint lançou um projeto novo com perspectivas muito positivas em um futuro próximo.
 
Homenagens
A noite do primeiro dia de provas, sábado, dia 1º de dezembro, foi marcada por um jantar de confraternização repleto de paintistas e de membros da Liga Nacional do Cavalo de Conformação (LINCC), que realizou uma etapa do seu Campeonato paralelamente ao evento da ABCPaint. Além disso, a patrocinadora do Nacional e Potro do Futuro da ABCPaint, Nutratta, proferiu uma palestra sobre nutrição animal.

Na oportunidade, o atual presidente Dr. Carlos Rangel prestou justa homenagem ao ex-presidente, Orlando Lamônica Junior, e agradeceu pelo incansável trabalho de anos em prol da Raça.

Por sua vez, Lamônica desejou sucesso aos novos diretores e conclamou a todos os paintistas que apostem na raça e acreditem no futuro do cavalo Paint. “Fizemos a nossa parte, que foi lançar um belo alicerce. Agora desejamos toda sorte do mundo para o Dr. Rangel e para a sua nova diretoria”, afirmou Lamônica, em tom emocionado.

Dr. Rangel também foi homenageado e homenageou a delegação da American Paint Horse Association. Ainda na mesma noite o Grupo Jaguari, de Dado Americano, premiou com R$ 10.000,00 os vencedores da categoria amadora, do Ranch Sorting. O montante foi ofertado para a modalidade que obteve o maior número de inscrições no amador e, o valor, dividido entre os três primeiros colocados. O Ranch Sorting alcançou 45 inscrições.
 
Último dia foi marcado pela inauguração da Categoria ParatletaPaint
Um grande início com muita emoção! Assim pode ser definida a inauguração da categoria ParatletaPaint, ocorrida no domingo, dia 2 de dezembro. Segundo Ricardo Sassi, do Agristamp, patrocinadora da modalidade, “a Raça deu um grande passo na direção da inclusão social”.

Os Paratletas deram um show nos Três Tambores e ainda foram premiados com R$ 3.000,00, divididos entre os três primeiros colocados: Giovani Ricardo, Gabriel Claro e João Vitor Fuzeto. Todos receberam os cheques das mãos da “madrinha” da modalidade, Simone Segato, com a presença em pista de Ricardo Sassi e de Marcelo Iguma.
 
Competições
As competições do 19º Nacional e 15º Potro do Futuro ABCPaint, razão do evento, formaram o ponto alto da participação dos cavalos em Avaré. 

Os presentes foram unânimes em apontar a rápida melhora técnica da participação dos cavalos da raça nas provas. Além disso, o que mais chamou a atenção foi o motivo da Raça existir: muita cor em pista.

Os resultados completos dos ganhadores de todas as modalidades estarão disponíveis a partir do dia 7 de dezembro, sexta-feira, no site da entidade: www.abcpaint.com.br

Fonte: Assessoria ABCPaint / Foto: Fábio Cabrera