Projeto no combate ao mormo deve receber ajustes
Por: Bárbara Siviero | Canal Rural 
Projeto no combate ao mormo deve receber ajustes

Reunião definitiva está marcada para quinta-feira (22) no Departamento de Saúde Animal

Foi publicado no Diário Oficial da União uma nova resolução que regulamenta os testes feitos no Brasil no combate ao mormo. Nesta quarta-feira (21), o Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), voltou a reunir-se com profissionais para discutir novamente as normas acordadas. Caso sejam necessários ajustes, o projeto de lei deverá ser votado novamente.

O coordenador geral de Saúde Animal, Heitor Medeiros, confirmou que o projeto está sob nova análise. “Primeiro surgiram questões no protocolo de assinatura da portaria. Estamos entrando em reunião hoje (quarta-feira) e possivelmente até o final da tarde de amanhã (quinta-feira) teremos uma resposta”, explica.

Pelo projeto de lei publicado, os Órgãos Executores de Sanidade Agropecuária (OESA) ficarão responsáveis por estabelecer as diretrizes específicas de acordo com cada unidade federativa, conforme a sua situação epidemiológica da doença.

O mormo acomete os equídeos por meio da bactéria Burkholderia mallei, que tem potencial zoonótico, ou seja, pode ser transmitido para seres humanos. Não há cura ou prevenção através de vacinas.

Conheça um pouco sobre a doença na reportagem da TV Quarto de Milha:

Por: Bárbara Siviero | Canal Rural