Prova Vaquero mostra a funcionalidade do cavalo crioulo
Evento terá final transmitida pelo Lance Rural, no dia 25 de novembro
Prova Vaquero mostra a funcionalidade do cavalo crioulo

Criada em 2014 por Roberto Davis, da Cabanha Infinito de São Sepé (RS), e Marcelo Bertagnolli, da Cabanha Butiá de Passo Fundo (RS), a Prova Vaquero é inspirada na prova Working Cow Horse, da raça Quarto de Milha. De sucesso internacional para o cavalo de trabalho, a competição consiste em cinco movimentos de rédeas e cinco movimentos com gado, em que cavalo e cavaleiro devem demonstrar harmonia, velocidade, agilidade e controle do trabalho campeiro. 

Nos dois primeiros anos, somente as duas Cabanhas participaram do evento. Mas, devido ao sucesso da prova e a confirmação de que realmente atende às demandas do Cavalo Crioulo, ela foi aberta aos demais criatórios. Em 2016, participaram todas as 43 cabanhas da Associação Vaquero, entidade que preza a união de famílias e criadores em uma grande festa, com apresentações, homenagens e provas.
 

Cabanhas habilitadas para a Prova Vaquero

Por isso, a edição de 2018 promete trazer muita competitividade e emoção para a pista do Parque Assis Brasil, em Esteio (RS). De acordo com Roberto Davis, presidente da Associação Vaquero, os preparativos no local já estão a todo vapor. “Já são em média 102 animais inscritos para a prova e esse número deve só subir. A partir de quinta-feira, dia 22, os trabalhos ficam mais intensos com a  pista, gado e marcação da prova”, comenta. 


No dia 20 de novembro acontece o início da entrada dos animais no local, para o começo das competições no dia 22, às 11 horas, com a admissão dos exemplares que competirão. Às 13 horas acontecerá uma roda de conversa com os participantes para esclarecimentos de dúvidas e no mesmo dia, às 16 horas, a primeira bateria, com provavelmente 33 conjuntos, começarão a disputa. Nos demais dias, 23 e 24 de novembro, as provas começam bem cedinho, às 9 horas, e definirão os finalistas para o dia 25 de novembro. Às 9h30 de domingo acontece a Final Vaquero 2018, com transmissão exclusiva pelo site Lance Rural. A ferramenta de transmissões ao vivo do Canal Rural mostrará a todos que não puderem estar presentes no recinto, tudo o que estará acontecendo na pista. 

De expressão típica gaúcha, a competição “Vaquero” traz à tona o universo que une a raça crioula aos homens não só do Brasil, mas também de outros países. E será exatamente isso que o Lance Rural transmitirá. Para Roberto Davis, a transmissão online traz expectativas muito boas. “Por ser uma prova de grande competitividade, onde os competidores estão muito afiados, nós acreditamos que vai encantar todos os espectadores do Lance Rural”, finaliza o presidente. 

Contamos com a sua audiência no dia 25 de novembro, às 9h30!

Por Bianca Sandrine | Canal Rural