Simvet/RS e ABCCC aprovam aplicativo para agilizar trânsito de equinos
Fonte: Simvet/RS e ABCCC
Simvet/RS e ABCCC aprovam aplicativo para agilizar trânsito de equinos

Iniciativa foi anunciada pela Secretaria da Agricultura do Rio do Grande Sul

O trabalho dos médicos veterinários que lidam com o trânsito de animais deve ganhar agilidade. Na avaliação do Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS), a ferramenta “Galope” lançada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI) do Estado vai permitir que seja feita de forma rápida a disponibilização das informações dos animais com origem e destino.

Para o diretor do Simvet/RS e especialista na área de equinos, João Junior, a iniciativa apresentada oficialmente nesta quarta-feira (28) em cerimônia no Palácio Piratini, em Porto Alegre (RS), vai representar um avanço tanto para os criadores quanto para os responsáveis técnicos dos eventos equestres. “O Simvet/RS parabeniza a Secretaria da Agricultura pela iniciativa. É um programa que tem muito a dar agilidade e mobilidade para os criadores de equinos”, observa.

No entanto, o representante do Simvet/RS alerta que ainda são necessários ajustes para que a ferramenta tenha funcionamento pleno. “Pelo que temos de informação, tende a ser offline e pode ser que não tenha o mesmo controle que a GTA tradicional, permitindo, por exemplo, que um equino esteja em um evento irregular ou que o mesmo saia de uma propriedade interditada por questões sanitárias e vá para uma propriedade livre ou vice-versa”, destaca.

O Simvet/RS vai apresentar nas próximas semanas sugestões de funcionalidades para o aplicativo para que o mesmo reforce o controle sanitário dos equinos no Rio Grande do Sul. O usuário poderá informar pela ferramenta origem e destino do animal, além de constar todos os dados como foto do equino e informações sobre exames como anemia, mormo e influenza.

A iniciativa da SEAPI de criar o aplicativo “Galope” também agradou os criadores de cavalos. Esta é a avaliação do presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Eduardo Suñe. O dirigente parabenizou a equipe da Secretaria da Agricultura, em nome do secretário Ernani Polo, pela condução do tema. “É de suma importância esta iniciativa da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul. Sempre que desburocratizamos as ações, facilita para quem necessita do serviço. Foi uma decisão importante para quem cria e movimenta cavalos para feiras e eventos equestres”, observa.

Suñe informa também que a ABCCC está realizando uma iniciativa semelhante de forma a atender aos criadores e usuários da raça Crioula nos eventos promovidos pela entidade. Nos próximos meses a ferramenta para os crioulistas deve ser apresentada para a Secretaria da Agricultura e disponibilizada aos associados.

 

Fonte: Simvet/RS e ABCCC